Vivemos tempos de mudança. E o mundo, tal como o conhecíamos, mudou com a chegada de um inimigo invisível, um vírus que se tornaria numa pandemia global, obrigando-nos a um lockdown total. Como consequência, inúmeras atividades foram atingidas e várias empresas fecharam portas. Nesse cataclismo repentino, o turismo foi um dos sectores mais fustigados pelas restrições impostas, encerrando-se hotéis, residenciais, alojamentos locais e todas as restantes atividades que dele dependiam. No entanto, o Homem é reconhecido pela sua capacidade de adaptação, e foi uma questão de tempo até nos ajustarmos a uma nova realidade. Após a vacinação entrar em funcionamento, as empresas com ligação ao turismo iniciaram, aos poucos, a retoma das suas atividades e nos Açores não foi diferente.
O turismo nos Açores, assumiu-se, desde há alguns anos, como um dos sectores mais relevantes no desenvolvimento económico da Região, com índices de crescimento elevadíssimos, tornando-se imperativo promover a sua recuperação e prosseguir com serviços e atividades. Foi pensando nisso que, para consolidar a imagem dos Açores como um destino seguro e de confiança, surgiu o selo “Clean & Safe”, visando reconhecer os empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística e agências de viagens que assumam o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pela Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, para reduzir riscos de contaminação dos seus espaços com o SARS-CoV-2.
O selo “Clean & Safe Açores” garante a Segurança, cujo manual, preparado por especialistas em saúde pública e em turismo, com um conjunto de especificidades adaptadas à realidade regional, permite assegurar formação à distância para cada setor de atividade turística, dotando as empresas e empresários com a informação necessária sobre os procedimentos que deverão adotar.
Obtenção do Selo “Clean & Safe Açores”
Para a obtenção da certificação com o selo “Clean & Safe Açores”, o representante da empresa deverá, em primeira instância, fazer a sua inscrição na formação. A adaptação e implementação do selo nos Açores é da responsabilidade da Direção Regional do Turismo e a sua atribuição está sujeita a uma formação online que será prestada às empresas e entidades aderentes. Após a formação, será entregue a cada participante o kit do respetivo selo, sendo que a sua manutenção implica um compromisso forte, no que diz respeito à concretização e monitorização das ações e das regras subjacentes ao documento. A inscrição deve ser feita no seguinte formulário.
Recomendações para o Alojamento Local
Quanto ao manual de boas práticas, no que ao alojamento local diz respeito, são aqui elencadas, de forma abreviada, algumas das normas e recomendações que devem ser cumpridas.
Medidas de gestão (plano de contingência interno; plano de limpeza e higienização; check-in presencial com máscara e distância de segurança; colocação de dispensadores de solução antisséptica de base alcoólica; etc.).
Manutenção, limpeza e higienização (mudança de atoalhados, limpeza e desinfeção após o check-out dos hóspedes; desinfeção das áreas de utilização comum; limpeza húmida em detrimento da limpeza a seco; etc.).
Serviços de receção e áreas de utilização comum (utilização de máscara e distância de segurança; fluxos de circulação definidos e com sinalização; barreiras de proteção; etc.).
Para mais informações, sobre estas e outras recomendações, deve ser consultado o manual.